quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mundo-Segurança publica

A Autoridades e chefes de polícia de vários países da América Latina --inclusive o Brasil-- se reúnem na Cidade do México para avaliar, a partir de amanhã, a segurança pública nas cidades da região, muitas delas confrontadas com a crescente pobreza e a proliferação de gangues e do narcotráfico.

Reunidos em várias mesas-redondas, os participantes debaterão especificamente a delinquência juvenil e o consumo de drogas, a cultura da legalidade e a participação cidadã, além das reformas e modernização na América Latina, e dos indicadores de desempenho e prestação de contas em estratégias de segurança pública, afirmou Ebrard.


Vários analistas, como o antropólogo Javier Guerrero, destacam que a miséria, a concentração de renda e as enormes necessidades não-satisfeitas, são os fatores que nutrem a delinquência no México --a nona economia mundial--, motivo pelo qual o combate ao crime precisa considerá-los.

O México é um dos dez países mais violentos do mundo e ocupa o quinto lugar na lista de países onde ocorrem crimes violentos, com uma média três vezes superior à mundial (12%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário